Gazeta do Pastor Alemão
Pesquisa

Pastores Alemães
Por Serafim Mendes (Leitor do Jornal), em 2013/04/111726 leram | 0 comentários | 329 gostam
Padrão/Estalão da Raça
Padrão da Raça:
 
País de Origem: Alemanha
 
Utilização: De versátil utilidade, pastoreio, guarda e de serviço. Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional.

 
Aparência Geral: O Pastor Alemão, é de tamanho médio, levemente mais alongado que alto, vigoroso, bem musculoso, com ossatura rústica; construção geral sólida.

 
Temperamento: Tanto no comportamento, quanto no caráter, o Pastor Alemão deve ser ponderado, bem equilibrado, autoconfiante, absolutamente natural, completamente inofensivo (salvo quando provocado), vigilante e dócil. Deve comprovar sua coragem, ter um caráter bem equilibrado e possuir instinto de luta, para reunir condições que o tornem capacitado às funções de escolta, guarda, proteção, serviço e de trabalho com rebanho.

 
Cabeça: Cuneiforme, bem proporcional ao corpo (seu comprimento é quase igual a 40% da altura, na cernelha), sem ser grosseira, nem muito alongada. De aspeto geral seca e largura moderada, entre as orelhas. De frente e de perfil, a testa é, tão somente, pouco arqueada, com ou sem sulco sagital levemente marcado. A proporção entre o comprimento do crânio (C) e o do focinho (F) é de 1:1. A largura do crânio é quase igual ao seu comprimento. Visto de cima, desde as orelhas até a ponta da trufa, a largura do crânio vai diminuindo de forma gradual e progressiva; unindo-se ao focinho cuneiforme, por uma depressão naso frontal (S stop) inclinada mas, pouco pronunciada. Os maxilares são fortemente desenvolvidos. A cana nasal é reta. Cana nasal romana ou côncava é indesejável. Os lábios, de cor escura, são bem ajustados e secos.
 
Trufa: Preta
 
Dentes: Forte e sadia; completa dentição (42 dentes, de acordo com a fórmula dentária). A mordedura do Pastor Alemão é articulada em tesoura, isto é, os incisivos, da arcada superior, tocam pela frente os da arcada inferior em oclusão justa. A articulação em torquês, o prognatismo, quer seja superior ou inferior constitui falta, como também, a presença de espaços livres, tão importantes entre os dentes (dentes espaçados). O alinhamento, em reta, dos incisivos, também é considerado falta. Os maxilares são fortemente desenvolvidos para garantir o engaste profundo das raizes dentárias.
 
Olhos: De tamanho médio, amendoados, não proeminentes, sutilmente oblíquos; a cor, o mais escura possível. Olhos claros e penetrantes, que alterem a expressão natural do Pastor Alemão, são indesejáveis.
 
Orelhas: De tamanho médio, portadas eretas, bem firmes e simétricas (nunca inclinadas lateralmente em posição oblíqua); com as extremidades pontiagudas e as conchas voltadas para a frente. Considera-se defeito a orelha portada semi-ereta ou caída. Portada dobrada para trás, quando em repouso, não é considerado falta.
 
Pescoço: Robusto, bem musculoso, sem apresentar pele solta na garganta (barbela). O pescoço forma um ângulo em torno de 45° com o tronco (horizontal).
 
Tronco: A linha superior desenvolve-se, sem quebra perceptível, a partir da inserção do pescoço, bem articulado, passando pela cernelha, bem desenvolvida, e pelo dorso, muito ligeiramente, descendente, para a garupa, ligeiramente, oblíqua. O dorso é firme, forte e bem musculoso. O lombo é largo, fortemente desenvolvido e bem musculoso. A garupa é longa e ligeiramente oblíqua, fazendo um ângulo em torno de 23°, com a horizontal e fundindo-se com a linha superior sem interrupção.
 
Peito: Moderadamente largo, com o esterno de bom comprimento e bem marcado. A profundidade do peito varia em torno de 45 a 48% da altura na cernelha. As costelas são moderadamente arqueadas. O tórax em barril é considerado um defeito tão grave quanto as costelas achatadas.
 
Cauda: O comprimento deve atingir, no mínimo, a ponta do jarrete e, no máximo, a metade do metatarso; portada caída, descrevendo uma ligeira curva. Quando o cão está excitado ou em movimento, ela se eleva um pouco mais, sem ultrapassar a posição horizontal; a pelagem, na face ventral da cauda, é um pouco mais longa. Qualquer correção cirúrgica é proibida.
 
Membros Anteriores: Visto de qualquer ângulo, os anteriores são aprumados; vistos pela frente, são perfeitamente paralelos. A escápula e o úmero são do mesmo tamanho e bem ajustados ao tórax, graças à poderosa musculatura. A angulação escápulo-umeral, ideal, é 90°, na prática, até 110°. Seja em stay ou em movimento, os cotovelos devem trabalhar rentes ao tórax. De qualquer lado, os antebraços são retos e perfeitamente paralelos, secos e guarnecidos de forte musculatura. O comprimento dos metacarpos varia em torno de um terço do comprimento do antebraço, formando, com este, um ângulo em torno dos 20° aos 22°. Tanto o metacarpo muito inclinado (mais que 22°), quanto o muito escarpado (menos de 20º), prejudicam o desempenho do cão, principalmente, no que concerne à sua resistência.
 
Posteriores: Ligeiramente inclinados e, vistos por trás, se mantém paralelos. As coxas são potentes e bem musculosas. O fêmur e a tíbia são, quase, do mesmo tamanho, formando um ângulo, em torno dos 120°.
 
Movimentação: O Pastor Alemão é um trotador. As angulações e o comprimento dos membros devem ser equilibrados de modo a anular a oscilação da linha superior, tornando-a imperceptível, para que os posteriores, aprumados, possam realizar passadas com um bom alcance à frente e, os anteriores, com igual cobertura de solo. Qualquer tendência à superangulação, nos posteriores, reduz a firmeza e a resistência geral. Angulações equilibradas permitem a execução de passadas de grande amplitude, rentes ao solo, sem, aparentemente, revelar esforço. Durante o exercícío do trote, ritmado e fluente, com a cabeça projetada para a frente, a linha superior se desenha em contorno suave, harmonioso e contínuo, desde a ponta das orelhas, passando pela nuca e dorso, até a ponta da cauda, levemente elevada.
 
Pêlo: A pelagem correta para o Pastor Alemão é a dupla (Stockhaar) com pêlo e subpêlo. O pêlo deve ser o mais denso possível, reto, áspero e bem assente ao corpo. Na cabeça, na face interna das orelhas, na face anterior dos membros, nas patas e dedos, o pêlo é curto; é um pouco mais longo e denso no pescoço. Na face posterior dos membros, o pêlo é mais longo, alonga-se até o nível do carpo e do jarrete, formando, na face posterior das coxas, culotes, de tamanho moderado.
 
Cor: Varia desde o preto, com marcas marrom avermelhado, marron ou amarela, até o cinza claro. Preto ou cinza unicolor sendo, o cinza, encarvoado (sombreado). Máscara e manto, pretos. Pequenas e discretas marcas brancas no antepeito ou uma coloração muito clara na face interna dos membros são toleradas, mas não desejadas. A trufa deverá ser, necessariamente, preta em todas as cores de pelagem. São penalizadas, como sinal de pigmentação insuficiente, a ausência da máscara, os olhos claros ou penetrantes, as marcas claras e esbranquiçadas, no antepeito e na face interna dos membros, as unhas de cor clara e a ponta da cauda avermelhada. O subpêlo é cinza claro. O branco não é admitido.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe